A HISTÓRIA DO MARKETING MULTINÍVEL

A HISTÓRIA DO MARKETING MULTINÍVEL

Marketing Multinível (MMN), Marketing de Rede, Marketing Multilevel (MLM) começaram em 1939.

A maioria das pessoas acredita que o Marketing Multinivel (MMN) começou com o Dr. Carl Rehnborg nos EUA. Ele estava em busca de maneiras de melhorar a saúde das pessoas. Sua pesquisa levou-o à China, onde estudou os hábitos alimentares e os remédios da cultura chinesa.

Depois de anos de estudo, ele chegou à conclusão de que a saúde de uma pessoa poderia ser melhorada comendo alimentos mais saudáveis e complementando sua dieta com vitaminas e minerais que geralmente faltavam. Embora este seja um conhecimento comum para nós hoje, seus estudos foram revolucionários para o seu tempo.

No mesmo ano, o Dr. Rehnborg retornou à Califórnia com o conhecimento recém-descoberto e queria compartilhar isso com o mundo. Em pouco tempo, ele desenvolveu uma linha de cápsulas e comprimidos de vitaminas e minerais que continham o que ele determinava estar faltando nas dietas da maioria das pessoas.

Ele vendeu esses produtos através de uma nova forma de negócio que utilizou uma equipe de vendas segmentada em níveis. Ele nomeou a empresa revolucionária Nutrilite. Esta empresa é geralmente considerada a primeira empresa do mercado Multinivel no mundo. Anos depois, esta empresa foi vendida para outra empresa do mercado Multinivel chamada Amway.

Um período de estagnação no MMN

Essa forma de negócios foi tão bem-sucedida que muitas empresas copiaram esse modelo e ainda está em uso, de maneiras modificadas até hoje. Apesar de todo o sucesso, um período sombrio logo se seguiu.

Ocorreu um evento que afetou quase todo mundo ao redor do mundo: a Segunda Guerra Mundial. Neste momento, todos os recursos dos Estados Unidos foram utilizados na guerra. Durante este tempo, o Marketing Multinivel, como a maioria dos outros negócios passou por um período de estagnação.

Não foi até meados da década de 1950 que o Marketing Multinivel começou a florescer novamente. Alguns gigantes da indústria hoje começaram na década de 1950, incluindo Shake-Lee e American Way Association (Amway).

Um novo catalisador para o crescimento no mercado Multinivel (MMN) nos EUA

Desde meados da década de 1950 até 1979, o Marketing Multinivel estava indo extremamente bem, mas os planos de compensação eram um espinho no lado da indústria. Havia acusações de dentro e fora da indústria do Marketing Multinivel de que os planos de compensação eram ilegais.

Isso se tornou um ponto de controvérsia tão grande, que em 1979, a Suprema Corte dos Estados Unidos (o tribunal mais alto dos EUA) se envolveu nesta disputa. Naquele momento, o Tribunal declarou um sistema legal de compensação para indústria do Marketing Multinivel.

Este sistema permitiu um número ilimitado de representantes diretos para a linha ascendente. Em outras palavras, lateralidade infinita. A Suprema Corte dos Estados Unidos chamou este plano “Step by Step” ou degrau por degrau em português.

Esta decisão judicial foi um catalisador para um crescimento incrível na indústria e eliminou todas as dúvidas sobre a legalidade e legitimidade do Marketing Multinivel.

Mercado Multinivel (MMN) Hoje

Hoje, cerca de 95% de todas as vendas diretas nos Estados Unidos são geradas pelo negócio de Marketing Multinivel. No Brasil, o número comparável é de 10%.

O Marketing Multinivel não começou pra valer no Brasil até a década de 1990. Mesmo assim, o seu crescimento foi abrandado pelos golpes que ocorreram aqui. Muitas empresas afirmaram ser empresas de Marketing Multinivel, mas eram na verdade esquemas Ponzi (pirâmide).

Mesmo com este lento início, o Marketing Multinivel agora está firme e forte na economia brasileira e cresce cada vez mais. Agora, existem muitas empresas de MMN sólidas e legítimas no Brasil que estão mostrando crescimento incrível mesmo durante esta crise econômica.

Os motivos para isso são os produtos de alta qualidade e muitas vantagens e oportunidades de lucro incríveis oferecidas às pessoas que entram no Marketing Multinivel (MMN).

O Brasil tem um futuro muito promissor no ramo de Marketing Multinivel, apesar de estar apenas começando.

Saiba mais sobre as vantagens do Marketing Multinivel.

 

5 comentários sobre “A HISTÓRIA DO MARKETING MULTINÍVEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *